COP 25 CHILE – O QUE É? QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Logo COP25 Chile
COP 25 CHILE - 2019

O que é COP 25?

Conferência das Partes (COP), é nestas conferencias que decide-se, de forma consensual, os compromissos firmados por todos os países membros para combater os efeitos do aquecimento global. As decisões são efetivadas pelo (UNFCCC) Convenção-Quadro das Nações Unidas, braço da ONU que afilia um tratado assinado por 196 países e União Européia (chamados de partes) para combater o aquecimento global. Este tratado foi assinado em 1992 na Cúpula da Terra e esta em vigor deste 1994 e desde 1995 foram realizadas 24 COPs.

Qual a Importância da COP 25?

A COP 25 deveria ser realizada no Brasil, no entanto, o atual governo declinou desta oportunidade, onde o Brasil poderia ser um dos principais protagonista na questão das mudanças climáticas, assim com a desistência do Brasil o Chile será o anfitrião da COP 25 que será realizada de 02/12 a 13/12. Nesta COP 25 a ONU pretende ser mais incisiva em alertar o mundo da urgência na efetivação das medidas para conter o aquecimento global em 1,5º C, pois a ciência do clima tem concluído que esta barreira de + 1,5º C está próxima a ser ultrapassada e os estudos demonstram que com temperaturas medias acima de 1,5º C o risco de consequências irreversíveis são enormes.

Aquecimento Global todas COP até 2018
Países em que foram realizadas todas as COPs até 2018

De modo geral, a COP tem o objetivo de integrar as ações do enfrentamento aquecimento global entre os países membros, através da difusão das informações, ajudando e cobrando as partes (países) a implementarem as ações que foram acordadas durante as COPs anuais.

Por: Hélio Antônio Frei Filho

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta