Calor bate recordes na França

França - Recorde de calor de 45,9ºC

De Euronews • Joao Duarte Ferreira  • Últimas notícias: 28/06/2019 – 20:39

Em França os termômetros batem recordes de calor. As autoridades francesas emitiram quatro alertas vermelhos para regiões situadas no sul do país.

No departamento de Gard o calor atingiu os 45,9 Celsius registando-se alguns focos de incêndios.

As temperaturas elevadas teriam estado na origem de várias mortes. A ministra da saúde, Agnés Buzyn afirmou que “todas as pessoas estão em risco”.

O primeiro-ministro Édouard Philippe afirmou que todos os dias há pelo menos uma morte por afogamento.

As autoridades francesas impuseram restrições ao consumo de água. Cerca de 4 mil escolas foram encerradas.

Em Espanha os bombeiros continuam a lutar contra os piores fogos florestais dos últimos vinte anos na Catalunha. O alerta vermelho foi declarado em oito províncias. As temperaturas chegaram aos 42 graus celsius em várias regiões.

O calor também esteve na origem de pelo menos duas mortes.

Os investigadores e peritos do clima alertam para a importância das temperaturas noturnas.

“Vemos uma série de recordes de temperatura durante o dia e temperaturas noturnas. Quero sublinhar que os registos noturnos são importantes porque é durante a noite que os nossos corpos recuperam, é quando as plantes e animais também recuperam. Se vemos temperaturas noturnas de 25 graus Celsius como se vê em alguns sítios, isto não é boas notícias”, afirma Claire Nullis, da Organização Mundial de Meteorologia.

Em Itália registam-se igualmente temperaturas elevadas desde segunda-feira. Em Milão as autoridades estão a investigar a morte de um sem-abrigo encontrado na quinta-feira sem vida próximo a uma estação de caminho-de-ferro.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta